Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

No Brasil, um governo destrói o que o outro fez

Publicado por Giuliana Leão
há 9 anos

Um dos mais respeitados historiadores brasileiros, José Murilo de Carvalho, 75, afirma que o país, “ciclotímico”, é viciado em “auto-sabotagem”.

“Um governo destrói o que o outro fez. A consequência é descontinuidade, mau governo, frustração.”

Folha – O que acontece com o Brasil?

José Murilo de Carvalho - O país é ciclotímico. Está na fase depressiva. Somos viciados em auto-sabotagem. As mesmas pessoas e partido que há poucos anos pregavam o oba-oba do ‘nunca antes na história deste país’ o levaram ao fundo do poço. Somos um país de cigarras, como na fábula. Não há planejamento de médio, para não falar de longo prazo.

Um governo destrói o que o outro fez. Tudo gira em torno de consequências imediatas, em geral eleitorais. É o imediatismo oportunista. O passado perde-se no Alzheimer coletivo, o futuro a Deus pertence, o presente é o carpe diem. A consequência é descontinuidade, mau governo, frustração.

O que explica o atual mal-estar?

A queda da economia é fator crucial. O bolso comanda o humor nacional. O único trunfo do governo, o alto índice de emprego, está começando a fazer água. Não faltaram alertas. O maior deles foi o de junho de 2013, que foi ignorado assim que cessaram as manifestações. Ele apontou a frustração dos que subiram a escada social nos anos anteriores.

Agora, sua própria ascensão está em jogo. Há uma velha teoria das revoluções, ou perturbações sociais, que diz que elas não se dão na riqueza nem na pobreza. Sua causa mais comum é a ascensão seguida de queda. Quem ascendeu provou o fruto do bem-estar e não admite ser expulso do paraíso.

O que esperar destes dias de tensão política?

É hora de muita sensatez por parte das lideranças, sobretudo da oposição. Apoiar o impeachment não é sensato nem eficaz, só vai dar motivo de acusações de golpismo, embora em si ele seja iniciativa legítima e legal já tentada pelo PT. Mas o impeachment tem forte dimensão política, sua oportunidade depende de ampla demanda social. Não creio que a conjuntura esteja madura para ele. É adequado e justo que a presidente eleita seja condenada a descascar o abacaxi que plantou.

O senhor vê esgotamento no projeto político do PT?

Esgotamento talvez não. O projeto do PT no que se refere à inclusão social era e continua sendo um objetivo inegociável. Mas o partido está perdendo, se já não perdeu, a condição de ser seu portador.

Há um vácuo de liderança?

Há um vácuo, sempre perigoso quando se trata do exercício do poder. A presidente recém-reeleita não tem base parlamentar sólida para fazer as reformas que renegou na campanha e agora se vê forçada a levar adiante e nem mesmo o apoio decidido da ala lulista do PT. Perdeu força e credibilidade. A situação é de extrema delicadeza e exige muita capacidade de negociação, produto escasso no mercado político. Resta agora ver o que dirão as ruas.

O senhor vê paralelo entre o atual momento e crises como as de 1954, 1964 ou 1992?

Nos três casos, houve campanha virulenta contra presidentes eleitos. Mas em 54 e 64 havia dois ingredientes importantes inexistentes hoje, a Guerra Fria e os militares. Alguma semelhança há com 1992, quando já não havia Guerra Fria e os militares se mantiveram à distância. Mesmo assim, a presidente tem hoje mais apoio do que tinha Collor e não está, pelo menos por enquanto, envolvida diretamente em malfeitos, como costuma dizer.

Isto significa que o embate será mais longo e o resultado mais incerto. A atuação firme do Ministério Público e do Judiciário no mensalão, que parece continuar agora no petrolão, pelo menos no que se refere ao Ministério Público, é um fator que favorece uma saída demorada, mas menos traumática.

Lucas Ferraz, na Folha de S. Paulo

  • Publicações5
  • Seguidores200
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações412
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-brasil-um-governo-destroi-o-que-o-outro-fez/196483878

Informações relacionadas

Anne Silva, Advogado
Notíciashá 8 anos

Concurso dos bombeiros exige 'teste de virgindade' ou Papanicolau no DF

24 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Um professor meu da faculdade disse-me algo impecável: "No Brasil, a política é futebolizada. Torcemos para os técnicos, mas não para o time". Há, também, uma frase que circulou pela internet e muito bem define o que se retratou no texto: "O Brasil equipara-se a um avião, em que os próprios passageiros torcem para o avião cair apenas por não gostarem do piloto". Seguimos! Um abraço! continuar lendo

Ótima ironia!

Que o Brasil "se expluda" e o PT e todos os petralhas sejam abduzidos para o inferno. Sem volta nem ressurreição.

Assim, pelo menos estaremos vingados. continuar lendo

Cidade de São Sebastião, litoral de São Paulo: Um prefeito ergueu um centro de convenções. Perdeu as eleições. Logo em seguida, o sucessor rival, mandou demolir e demoliu o centro de convenções. não preciso dizer mais nada. A teoria aplicada na prática. continuar lendo

Demolir um centro de convenções nessas circunstâncias é crime. continuar lendo

E, para piorar, esse "mal" está instalado tanto nos prefeitos, como nos governadores e presidentes.
Eles jogam o tempo todo com questões que envolvem apenas o interesse deles, fazendo com que nós continuemos como palhaços, discutindo se A é melhor do que B, sendo que estamos desassistidos de todos os lados.
Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. continuar lendo

. Exatamente! continuar lendo

A regra é aproveitar o tempo de mandato, roubar o máximo que puder e fazer logo o pé-de-meia, porque amanhã pode não se estar mais naquela cadeira.

O mandato eletivo é uma aventura, uma Disney, e tem que ser aproveitado o máximo, para ter a maior rentabilidade possível.

É assim que funciona: cada um vai ter sua vez, cada um vai saber aproveitar o quanto puder. continuar lendo